utilizadores online
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O sacerdote entrava no Santo dos Santos amarrado a uma corda?

É muito comum ouvir em pregações, livros evangélicos, sites da Internet é até mesmo em comentários bíblicos que os sumo sacerdotes tinham uma corda atada a cintura por ocasião de sua entrada no Santo dos Santos. O objetivo desse costume seria o de permitir o resgate do corpo do sumo sacerdote caso fosse consumido pela ira divina, mas seria isso verdade?


A lenda da corda sacerdotal


Todd Bolen, professor de Estudos Bíblicos no Israel Bible Extension do The Master’s College, Santa Clarita, Califórnia, USA, afirma que é isso um mito. Ele destaca que esse costume “não é encontrado em nenhuma fonte antiga, incluindo a Bíblia hebraica, o Novo Testamento, os Manuscritos do Mar Morto, Flávio Josefo [historiador judeu do primeiro século], os apócrifos, a Mishnah, o Talmude babilônico ou o Talmude de Jerusalém”.


Como é de costume, quando se fala do sacerdócio Levítico, vem à tona a questão do sacerdote ser amarrado à cintura ou ao tornozelo, em especifico no dia da expiação, para que, caso morresse no lugar santíssimo ao se apresentar diante do Senhor que falava de sobre o propiciatório de ouro, fosse então puxado para fora.

Por enquanto, ainda não foi localizada a fonte original, mas aparentemente ele surgiu muito tempo depois da existência do último templo judeu. A evidência bíblica e histórica indica que não havia nenhuma corda, pelo menos não para uso comum. 

O renomado Dr. WE Nunally , professor de hebraico e judaísmo antigo, também diz o seguinte: 

"A corda amarrando o sumo sacerdote é apenas uma lenda. Ela tem origens obscuras na Idade Média e continua sendo ensinada. Não é encontrado em qualquer lugar na Bíblia, nos Apócrifos , Manuscritos do Mar Morto, Josefo, Talmud, Mishna, ou qualquer outra fonte judaica. Ela simplesmente não existe!". 



A Fundação de Estudos Bíblicos (associado ao Dallas Theological Seminary), da mesma maneira, reporta que suas pesquisas classificaram a "corda ao redor do tornozelo, ou cintura, ou talvez o pé" como lenda "para descansar." Eles também apontam que Aaron estava a usar uma estola azul, com sinos em sua bainha (Êxodo 28:31-35), quando ele entrou no Lugar Santo (não é o Santo dos Santos) (Levítico 16:2-4). Quando ele entra no Santo dos Santos, ele lava e veste roupas de linho especial, não o éfode com sinos. "Se não houver a sinos para serem tocados, não há necessidade da corda."


A Associação de Amigos Judeus Messiânicos levanta pontos com relação à dificuldade de arrastar um sacerdote morto fora do Santo dos Santos:

"Você só pode arrastar para fora o sacerdote, se ele morreu no lugar Santo. Pela forma como as cortinas do templo foram concebidas, o sacerdote não poderia ter sido arrastado para fora do Santo dos Santos. O véu foi feito com muitas camadas de tecido. As cortinas eram sobrepostas e faziam um pequeno labirinto através do qual o sacerdote caminhava ... "

Portanto caros e queridos irmãos e estudantes da Bíblia fica aqui esta modesta observação, para que assim venhamos a condizer com a responsabilidade que temos em ser mordomos dos valores divinos, servindo ao nosso semelhante somente as riquezas da verdadeira revelação bíblica. 


Ajude a divulgar. Compartilhe!

28 Comentários:

Germano disse... [Responder comentário]

Na História houve algum Sumo Sacerdote que morreu no Santo dos Santos?

Rocha Ferida disse... [Responder comentário]

@Germano

Sumo sacerdote não, mas sacerdotes sim, Nadabe e Abiú filhoe da Arão.
Leia Levítico 10

zamar eucalipts I disse... [Responder comentário]

Sim ex.28:34,35 , faz mensao doa sinos e sa romas, no entanto nao há registro da corda , atada ao sacerdote, em nenhum lugar se emcontra , entao fica claro pra mim que. Existeu as campanhisa e as romas conforme o relato bíblico , fora isso o restante é apena slenda . Que Deus nos abençoe a todos .

zamar eucalipts I disse... [Responder comentário]

E conforme o irmao Rocha disse , hove os filhos de Aráo que morreram , mas alem de nao serem sacerdotes , nao tinham cordas amadas neles,pelo menos nao ha conotaçoes bíblica sobre isto amém

Cristiano Merelles disse... [Responder comentário]

Êxodo 28. 34-35 não a cordas só campainhas! Deus abençoe a todos

Cristiano Merelles disse... [Responder comentário]

Êxodo 28. 34-35 não a cordas só campainhas! Deus abençoe a todos

Cristiano Merelles disse... [Responder comentário]

Êxodo 28. 34-35 não a cordas só campainhas! Deus abençoe a todos

Unknown disse... [Responder comentário]

APESAR DE SABER QUE A CORDA É UM MITO, MAS NÃO SEI COMO O SUMO- SACERDOTE ERA TIRADO EM CASO DE UMA EVENTUAL MORTE? ALGUÉM PARA EXCLARECER MINHA DÚVIDA. OUTRA COISA QUEM TIRAVA A ARCA DA ALIANÇA DO SANTÍSSIMO PARA ENTREGAR OS LEVITAS E SACERDOTES SENDO QUE SOMENTE O SUMO PODERIA ENTRAR NO SANTÍSSIMO?

Unknown disse... [Responder comentário]

ALGUEM PODERIA ME DIZER COMO ERA O PASSO A PASSO PARA QUE OS SACERDOTES VIESSEM A ENTRAR NO SANTO DOS SANTOS

Claudelino Fernandes rodrigues disse... [Responder comentário]

amados irmãos, quem falou que a corda não e relatada para tira o sacerdote não esta na bíblia de fato é, mas sabemos que ninguém ia deixar que um cadáver ficase dentro dos santos dos santos, por isso viu-se a necessidade de o sacerdote entra com uma corda amarrada no peito e as campainhas e romã servia para saber ser ele estava vivo ou morto conforme o barulho das mesma, agora se você tem a campainha de Deus na sua vida com certeza está glorificando ao Senhor, se não a corda que era usada vai servi para você.

Inacio1 Simiao Chone1 disse... [Responder comentário]

Não me meto tanto no negócio, so quero aprender....

Inacio1 Simiao Chone1 disse... [Responder comentário]

Nas divisões do tabernáculo, Até aonde chegavam os levitas? E os sacerdotes? E o sumo sacerdote?

Unknown disse... [Responder comentário]

meus irmão não temos o que relata pois o sacerdote que estava em percado morresse os outros sacerdote sem percado de morte eram o que tiravam o morto pra fora.

Unknown disse... [Responder comentário]

muito bom o debate,serve para crescermos em conhecimentos.
amém..

Unknown disse... [Responder comentário]

De fato não há um relato na Bíblia que fala dessa tal cordinha, pois os sumos sacerdotes pelo menos uma semana antes eles entravam em uma grande consagração pela ida deles, pois sabiam o risco que corriam.

Roberto Carlos Perico disse... [Responder comentário]

E também não há um relato na Bíblia que um sumo sacerdote morreu nessas condições. Deus abençoe a todos

Douglas Santos disse... [Responder comentário]

Amigos a meu ver em êxodo28:34-35 a uma grande duvida sobre como o sacerdote seria tirado quando morto. A uma lenda que uma corda seria amarrado ao sacerdote para tira lo. mas a bíblia é bem claro na parte b do v 35 sobre o sino (quando entrar e quando sair para não morrer) assim fica claro que se eles entrasse sem o sino ou alguma parte da rouba sacerdotal seria morto antes de entrar ou se tirasse alguma parte lá dentro seria morto ao sair!

Paulo César Ferreira disse... [Responder comentário]

Tudo se torna simples e bem claro quando se põe os joelhos dobrados a orar e pedir ao Espírito Santo o dicernimento e a revelação da palavra e da história

lourival Oliveira disse... [Responder comentário]

Bom eu pelo menos nunca encontrei na bíblia que morreu algum sumo sacerdote no lugar santíssimo onde estava o propiciatório.
O relato da morte dos sacerdotes foi no altar do incenso

lourival Oliveira disse... [Responder comentário]

Bom eu pelo menos nunca encontrei na bíblia que morreu algum sumo sacerdote no lugar santíssimo onde estava o propiciatório.
O relato da morte dos sacerdotes foi no altar do incenso

Fernando Verissimo disse... [Responder comentário]

Na minha opiniao a corda nao era lenda.. Muitos axam q a corda era para tirar um sumo sacerdote morto..mas em toda biblia n se fala q algum morreu. Pois ninguem era burro de entrar na presença de Deus em pecado...com isso pode se dizer que a corda era pra arrastar o sumo sacerdote la de dentro, pois depois q Deus voltava pro ceu o sumo entrava em estado de choque por ter ficado de frente a frente com Deus i começava a tremer i os sinos faziam barulhos i quando os sacerdotes escutavam eles o arrastavam de dentro da sala pois no estado que estava ele n sairia la de dentro

Alexandre Pereira disse... [Responder comentário]

Graça e paz queridos, precisamos lembrar que o propósito dos rituais que o sumo sacerdote cumpria era poderá trazer princípios para todo o povo. Pois bem sabemos que os sacrifícios não perdoavam os pecados e tampouco houve na história algum homem que não pecou além de JESUS. Só uma colaboração.

Ezequiel Santos disse... [Responder comentário]

Pelo meu entender, o sumo sacerdote jamais seria morto dentro do santo dos santos, pelo fato de ter de se purificar antes de entrar. Leviticos 16

Postar um comentário

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.

Tecnologia do Blogger.

Receba as postagens por e-mail

O mundo tem sede de Deus

free counters

Seguidores

Google+ Followers

  ©Rocha ferida - Todos os direitos reservados.

"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha." Mateus 7:24
type='text/javascript'>