utilizadores online
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Qual a origem dos negros?

“Como se explica a existência das raças em todo o mundo, mormente no que tange à cor preta da pele?” Sobre a origem das raças, existem inúmeras opiniões de escritores, antropólogos, sociólogos e biólogos, tentando responder a estas perguntas, mas preferimos ficar com a Bíblia, que ensina que todos os homens são descendentes de um casal único.



Depois do Dilúvio havia só uma família sobrevivente – a de Noé, o qual teve filhos: Sem, Cão e Jafé. Os filhos, netos e bisnetos do patriarca bíblico constam dos capítulos 10 e 11 de Gênesis, sendo, portanto, os nossos ancestrais: At 17.26.




A divisão nas Escrituras é esta: de Sem derivam os semitas, dos quais o Senhor Jesus, segundo a carne, descende. Eles habitavam na Ásia e são conhecidos pelo zelo religioso que possuíam; os cananitas (provenientes de Cão) viviam, via de regra, no continente africano, e distinguem-se pela sua pujança física; os descendentes de Jafé, que, após a confusão das línguas (Gn 11.1-9), emigraram para a Europa. Esta raça é caracterizada pela atividade intelectual.


Quanto à diferença de cor, todos somos seres humanos, criados por Deus, descendentes de Adão e Eva, mas existem pigmeus e gigantes, negros, brancos e amare-los. Portanto, tentar explicar esta coloração, por especulações antropológicas e biológicas, não passa de uma tentativa infundada.


Ressaltamos, ainda, que, para explicar a cor dos homens pela maldição de Noé, proferida sobre Canaã, ou pelo sinal que Deus colocou em Caim, não passam essas teorias de hipóteses inócuas, sem nenhuma concordância com o ensino das Escrituras Sagradas.


Alguns tomam outra posição, afirmando que o clima, o ambiente, a alimentação, a educação e outros fatores, influenciaram no aspecto da cor. Mas a Bíblia Sagrada no seu escopo global mantém a divisão de Gênesis, não entrando no mérito da questão nem no âmbito discriminativo dela. Com efeito, lemos no Novo Testamento de um descendente de Cão salvo e batizado (At 8.26-40); de um semita de nome Saulo (At 9) e de um descendente de Jafé. todos convertidos e batizados.


O prezado leitor tem de convir em que, se invertêssemos a pergunta sobre a coloração branca, teríamos os mesmos problemas, as mesmas interrogações e especulações. O jornalista e escritor Miguel Vaz, no seu livro “Um caminho para ns jovens”, analisa o assunto dizendo:


“Não há, de fato, uma opinião firmada, quanto à cor da pele dos homens, nas Escrituras, mesmo porque a Bíblia não cita textualmente pessoas de pele clara ou escura, a não ser em Cantares de Salomão, onde aparece a morena, e isso metaforicamente. Mas moreno não é negro. A sabedoria de Deus não revela esse assunto, justamente para evitar polêmicas sobre a cor da pele dos seus servos e para mostrar que em Deus não há acepções de pessoas.”






Fonte: Livro – A Bíblia Responde – Ed. CPAD




Ajude a divulgar. Compartilhe!

5 Comentários:

Alan D. disse... [Responder comentário]

Tá bom, agora vamos parar de fantasia e palhaçada e vamos falar como gente grande, como adultos.

Com a evolução da espécie e divisão dos continentes, cada local foi adquidindo caracterisaticas proprias. Os africanos tem a pele negra pois a melanina é um filtro solar natural, e ana Africa o clima a é rigorosamente quente, assim como os esquimós tem olhos amendoados para não se prejudicarem com a luz refletida pela neve.
(essa explicação está bem sintetizada, mas é +ou- isso)

Por maior que seja a crença eu penso que explicações tão infantis como esta relatada na bíblia devem ser ignoradas.
Talvez seja esse o problema, a fé é tão grande que cega vcs, a ponto de negar que evoluímos de uma espécie de macaco, mas aceitar que viemos de um punhado de barro.
Será que não está óbvio que estas explicações escassas e infantis da bíblia nada mais são do que a mente primitiva de um povinho ignorante?
Eu prefira pensar assim, pois se for achar que isso é mentalidade de Deus, ele me envergonha.

luciana disse... [Responder comentário]

É interessante, p/ não dizer outra coisa, como pessoas como você acessam sites gospel como esse somente p/ menosprezar a nossa fé e nos insultar, se você acredita na TEORIA DA EVOLUÇÃO, (diga-se de passagem que teoria quer dizer "Conhecimento, limitado a princípios ou à especulação,sem passar à prática, hipótese, noções gerais") é um direito seu, porem é nosso direito termos a CERTEZA de que fomos criados por Deus, à sua imagem e semelhança.

Rosana Rocha disse... [Responder comentário]

acredito que na sabedoria de deus ele nos fez adaptáveis ao meio ambiente,a coloração da pele tem haver com frio ,calor Mais sol=pele escura,mais melanina protetor solar natural,olhos escuros Mais frio=pele branca,olhos claros,resistente ao frio e a neve. os animais evoluem e se adaptam e nós também,mas houve um momento em que fomos criados,a nossa aparência inicial ninguém sabe com certeza.

IBAV SBC disse... [Responder comentário]

Caro Alan,

Suas afirmações são um tanto rasas, e totalmente fora de contexto, Aliás pensar que viemos da evolução de macacos sim, realmente torna suas questões um tanto fragilizadas e infantis, lembro-me que aprendi estas teorias no terceiro ano do ensino fundamental, e ali eu já achava um absurdo...são teorias não empíricas nada comprovado...Porém a Bíblia nos revela que viemos do pó da terra. Creio que é muito mais convincente, pois toda a composição química e mineral que constitui o corpo humano existem proporcionalmente na terra. Então eu prefiro crer que vim de Adão e Eva, á crer que evoluí de chipanzés...Sua mentalidade entristece a Deus e envergonha-nos...Cuidado com as bananadas que sai postando onde não deve, aconselho á usar este tempo para estudar um pouco a Bíblia.

Silas

Glauber assobio disse... [Responder comentário]

Se assim o (Evolucionismo) fosse, o próprio Charles Darwin (1809 - 1882), disse que uma série de fósseis seres em transição seriam encontrados, cite-me apenas uma!

Postar um comentário

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.

Tecnologia do Blogger.

Receba as postagens por e-mail

O mundo tem sede de Deus

free counters

Seguidores

Google+ Followers

  ©Rocha ferida - Todos os direitos reservados.

"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha." Mateus 7:24
type='text/javascript'>