Como Elias encheu o altar de água, se havia seca por três anos?

A palavra diz que até mesmo a torrente tinha secado, porque a seca era muito severa (1 Rs 17:7; cf. 18:2). Contudo, antes de Elias orar para que viesse fogo do céu, ele regou o sacrifício com água três vezes até que a água preencheu o rego em volta do altar. Como foi que Elias conseguiu a água, se estava havendo uma seca já por três anos?

                          A seca era muito forte, mas não a ponto de que as pessoas estivessem literalmente morrendo de sede. Ainda havia água para beber, tanto para os homens como para os animais, de fontes por toda a terra (1 Rs 18:5) e do ribeiro de Quisom (v. 40). A quantidade de água usada não foi muito grande, apenas doze “cântaros” (18:33-34), embora estes variassem em tamanho, desde os bem pequenos, que poderiam ser levados por uma pessoa, até outros bem grandes a ponto de chegar a conter 75 litros.
                        O autor de Reis no entanto observa que “o rego era tão grande como para semear duas medidas de sementes” (v.32), o que seria equivalente a cerca de 7 litros e meio. O fato de Elias ter ordenado aos que o serviam para encher os cântaros indica que eles poderiam ser carregados por uma pessoa. Estima-se que o volume de água utilizado tenha sido em torno de 12 litros.
MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia –
Norman Geisler – Thomas Howe.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *