utilizadores online
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quem é a verdadeira "rosa de sarom"?

Jesus é freqüentemente chamado de "Rosa de Sarom" nos hinos mas entendemos este significado? Em que consiste o conteúdo de Cantares? Poemas "profanos"? Ao longo da história, nasceram várias interpretações, ou seja, caminhos diferentes que trouxeram considerações distintas com relação à intenção do texto.

Uma linha de interpretação, denominada de alegórica, ressalta Cantares como descrição da história de amor entre um homem e uma mulher, comparado com o amor de Deus pelo seu povo (de Cristo pela Igreja). Essa é a que resgatamos com maior freqüência, comparando o amor à labareda de Jeová (Ct. 8, 6), porém vamos aqui neste estudo ver também um pouco do contexto histórico.

Eis o texto:
"Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales. Qual o lírio entre os espinhos, tal é meu amor entre as filhas.Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar." (Cânticos 2:1-3)


Muitos irmãos leem o versículo isolado e acabam deduzindo, erroneamente, que o título alude ao Senhor Jesus. O livro de Cantares apresenta um diálogo alternante entre a sulamita e seu amado, e é preciso ler cada versículo com atenção para identificar quem está falando. No fim do capítulo 1, o noivo diz: “Eis que és formosa, ó amiga minha, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas” (v.15). E a noiva responde: “Eis que és gentil e agradável, ó amado meu; o nosso leito é viçoso. As traves da nossa casa são de cedro, as nossas varandas, de cipreste (vv.16,17).

Em Cantares 2.1, a noiva, que terminou falando no fim do capítulo 1, prossegue: “Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales”. No versículo 2, o noivo responde: “Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha amiga entre as filhas”, deixando claro que “rosa de Sarom” e “lírio dos vales” se referem à noiva.

Portanto, é a donzela sulamita quem diz: “Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales” (Ct 2.1), posto que, logo em seguida, o noivo responde: “Qual lírio... tal é a minha amiga” (Ct 2.2). Ela se compara às flores simples dos campos, numa possível demonstração de que não estava acostumada à aristocracia de Jerusalém. Sarom é a planície litorânea imediatamente ao sul do monte Carmelo.

Sendo assim o termo "rosa de sarom" é mais aplicável a igreja (noiva do Senhor)



3 Comentários:

elielton alencar ferreira disse... [Responder comentário]
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Nice Teodoro disse... [Responder comentário]
Este comentário foi removido pelo autor.
Liu Liu disse... [Responder comentário]

The Pittsburgh Steelers will be Carolina Panthers Jerseys without another offensive weapon Monday night against jerseys store the cheap sale jerseys Washington Redskins.

The team new nike nfl jerseys announced Saturday wholesale jerseys shop that No. 2 NFL Jerseys receiver Markus Wheaton will miss Week Denver Broncos Jerseys 1 with a shoulder injury.

Postar um comentário

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.

Tecnologia do Blogger.

Receba as postagens por e-mail

O mundo tem sede de Deus

free counters

Seguidores

Google+ Followers

  ©Rocha ferida - Todos os direitos reservados.

"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha." Mateus 7:24
type='text/javascript'>