Quanto tempo levou para Nóe construir a arca?

Se você pensou em 120 anos, você pode estar enganado, é melhor ler este post com atenção… Muitos acreditam e até pregam desta forma, mas Noé levou realmente 120 anos para construir a arca? Vamos consultar as escrituras …

A menção dos 120 anos que encontramos em Gênesis 6:3 nada fala a respeito do tempo exigido para cons­truir a arca …
“Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem. porque ele também é carne. porém os seus dias SERÃO CENTO E VINTE ANOS”.
Deus simplesmente pronunciou o julga­mento a respeito da humanidade, dando-lhe um prazo de 120 anos, porém nada disse a respeito de como viria este julgamento. Não falou de um dilú­vio, nem da arca, nesta ocasião.
A esta altura dos acontecimentos, Noé es­tava com 480 anos de idade, pois o dilúvio veio quando ele estava com 600 anos, ou seja, 120 anos mais tarde! Os filhos de Noé, Sem, Cão e Jafé ain­da não haviam nascido. Eles só foram gerados quan­do Noé ultrapassou a casa dos 500 anos,
“E foram todos os dias de Lameque sete­centos e setenta e sete anos. e morreu. E era Noé da idade de quinhentos anos e gerou Noé a Sem, Cão e Jafé.” (Gênesis 5:31,32).
Somente bastante tempo depois que eles nasceram é que Deus deu ordem para a arca ser construída. Os três filhos de Noé não somente já eram homens feitos quando Deus falou da arca, como já estavam CASADOS. Isto se infere clara­mente do texto bíblico. Veja:
“Faze para ti uma arca de madeira de Gofer. Farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume. E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura. Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima. e a porta da arca porás ao seu lado. far-lhe-ás andares baixos, segun­dos e terceiros.

Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, (AQUI É QUE O DILÚVIO FOI ANUNCIADO), para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus. tudo o que há na terra expiará. Mas contigo estabelecerei o meu pacto, e entrarás na arca tu e os teus filhos, e a tua mulher, e as mulheres de teus filhos contigo.” (Gênesis 6:14-18).
Disto tudo concluímos que Noé não levou 120 anos construindo a arca. Pode, sim, ter prega­do durante 120 anos, mas, quanto a construir a arca, isto pode ter tomado um espaço de tempo consi­deravelmente curto, de uns dois a cinco anos

Abaixo, uma réplica da arca de Nóe construída em 2010 que está passando por vários paízes.

One comment

  1. A paz e a graça. Veja meu raciocínio e me diga o que acha: Noé tinha 500 anos quando gerou seus três filhos (Gêneses 5: 32). Já a ordenança divina para a criação da arca veio quando Noé tinha 600 anos, ou seja, houve 100 anos entre esses dois episódios. Mas não se pode dizer que houve 100 anos entre o aviso de Deus sobre o juízo sobre a humanidade e o dilúvio uma vez que, quando Deus fala com Noé, os seus filhos já tinham esposas (isso nos permite dizer que eles já eram adultos). Então, supondo que os filhos de Noé tinham entre 20 a 30 anos, o tempo entre o aviso e o dilúvio foi entre 80 a 70 anos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *