utilizadores online
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um cristão pode consumir bebida alcoólica?

O consumo de bebidas alcoólicas por cristãos é um assunto que divide opiniões. Enquanto algumas igrejas permitem o consumo moderado, outras condenam completamente. Mas afinal, a Bíblia proíbe ou não o consumo de bebidas alcoólicas?




Há quem defenda que na Bíblia há apenas a condenação para a embriaguês, como diz o bispo Josep Rossello Ferrer, moderador da Igreja Anglicana Reformada no Brasil. “Não se pode afirmar que a Bíblia condena a bebida. Encontramos nas Escrituras avisos claros contra o estado de embriaguez, que leva à perda do controle dos sentidos, mas não vemos nenhuma restrição ao consumo moderado”.

Ferrer é espanhol e conhece o hábito dos europeus de beberem vinho e cerveja, até mesmo os cristãos protestantes consomem essas bebidas e por isso ele acredita que o costume está ligado à cultura, cultura esta que foi trazida ao Brasil por diferentes missionários.

O pastor Hernandes Dias Lopes também falou sobre o tema em reportagem exclusiva da revista Cristianismo Hoje dizendo que o assunto é delicado, mas que os líderes devem tratá-lo biblicamente, sem se basearem na questão do “pode ou não pode”.

“Este é um caminho que pode construir uma ética farisaica e uma espiritualidade rasa”, disse Lopes que também mostra preocupação diante da violência gerada por pessoas alcoolizadas e pelo crescente consumo entre os jovens.

“Dessa maneira, não se pode fechar os olhos para a realidade de tantas tragédias pessoais decorrentes da bebida e das perspectivas da juventude brasileira, que está sendo consumida pelo álcool”. A dica do pastor presbiteriano é simples: se beber pouco é motivo de escândalo, então se abstenha de beber.

Já para o pastor episcopal Carlos Moreira dizer que o álcool é ruim é “atribuir mal a Deus, que o fez”. Por ser Deus o criador de todas as coisas, Moreira não concorda com a proibição do consumo. “Deus é santo, e em Salmos 104.15 aprendemos que ele fez o vinho, que alegra o coração do homem, assim como o azeite que faz reluzir o seu rosto e o pão, que lhe fortalece”.

Moreira mora em Recife e conta que uma vez foi visto por um membro de sua igreja bebendo cerveja em um restaurante. “Com tom condenatório, aquela pessoa perguntou-me como eu podia estar bebendo”. A resposta, simples e até bem humorada – ‘Minha irmã, não quero e nem posso ser melhor do que Jesus’”.

Contudo ele é a favor da moderação e reconhece que o alcoolismo é um problema grave, afirmando que nenhum cristão deve oferecer motivo de tropeço a um irmão sob o jugo desta doença. Mas o pastor Carlos Moreira também não concorda em ter que eliminar uma coisa só porque há quem abuse da liberdade em usá-la.

“Ora, os homens são levados ao erro por conta de mulheres e bebidas. Deveríamos nós abolir as mulheres?”, diz ele.


por Leiliane Roberta Lopes
Fonte: gospelprime



16 Comentários:

Danielle Sueli disse... [Responder comentário]

Não acho bonito cristão bebendo bebida alcoólica, porque acredito que a bebida antes tinha menos álcool, e hoje com o consumismo, com certeza tem mais álcool que a uva, assim como é com as verduras que hoje em dia estão cheia de agrotóxicos, e nem época mais tem pra nascer.

E como a pessoa vai controlar pra não ficar viciada? Ninguém fica viciado porque quer, pelo contrário eles falam que sabem beber com moderação.

Vejo muitos pais de família que enchem a cara no bar em vez de guardar o dinheiro para o alimento da família. E muitos são os que bebem e quando chegam em casa espancam a esposa e os filhos, estou indo ao extremo porque o álcool pode levar a pessoa a fazer tudo isto, e em vez da pessoa ficar com a família sentem mais prazer em ficar com os "amigos" no bar.
Nos dias de hoje não consigo ver o álcool como algo bom e edificante.
Que exemplo estaremos dando para nossos filhos, ainda mais nos dias de hoje onde o uso de drogas por jovens tem crescido.
Eu não bebo também para ser exemplo para os meus filhos e para ter autoridade para repreende-los se necessário. E também temos que levar em conta, os novos convertidos que chegam na igreja e querem se libertarem da bebida alcoólica, e sabemos que se a pessoa parou de beber, o certo é nunca mais por bebida alcoólica na boca.
Acho muito estranho igrejas que usam o vinho na santa ceia, justamente por causa disto.
Estes são alguns dos motivos porque não bebo e não acho legal o cristão beber.

Patricia Galis disse... [Responder comentário]

Gosto de uma taça de vinho bom, e bebo de vez em quando um copo de cerveja preta, vícios são adquiridos por pessoas fracas e isso pode ser tanto com bebidas, como comidas, sexo e outros mil que existem por ai. Como servos de Deus devemos sempre dar o bom testemunho, respeito que não gosta de beber nada, mas quando não gosta e não pq só alguém esta olhando. Em varias passagens vimos que os apóstolos bebiam e até Jesus o fez. O que jamais devemos permitir é que a bebida nos tome e causar escândalo.
Sou leiga nas escrituras mas em nenhum momento vi algo escrito no sentido de ser proibido ou pecado, mas sim ter prudencia e isso tem que ser em tudo.

Lídia Antunes? disse... [Responder comentário]

Cristão não pode beber?
Mas e os pentencostais fazem aquilo tudo lúcidos?

Ivonil servo de Yahshuah disse... [Responder comentário]

Aliás...todos os cristãos catolicos...protestantes evangelicos, pentecostais e espiritas... estão embriagadissimos no vinho da mãe Babilonia...os q ue se escandalizam com quem toma um pouco de vinho...seja ele tinto ou bco....apenas estão...coando o mosquito e engolindo o camelo....ksksksksksk...shalom em Yahshuah...

Anônimo disse... [Responder comentário]

O problema é que se um cristão consome bebida alcoolica, logo alguém fala: você não é crente?
eu acho que só pelo fato de as pessoas nos apontar, isso não é bom, pois não traz bom testemunho, tem gente que se converte e para de beber pq sabe q a bebida lhe faz mal, se ela achar que não tem nada a ver nunca vai se converter, pq sabe q a bebiba forte traz corrupção.Se vc só bebe um pouquinho, quando estiver em uma mesa com seus amigos e a mesa estiver farta de bebidas vc não verá problema em beber até cair, afinal estão todos tão felizes que mal há, é assim q vc vai acabar pensando.

Marcela disse... [Responder comentário]

@Ivonil servo de Yahshuah..vc que estar "embriagado pelo vinho da mãe babilonia" pq eu mesma não estou...Deus te abençõe

eduardo disse... [Responder comentário]

Deus tornou puro todos os alimentos, logo se sugere...

Pr. Van disse... [Responder comentário]

O que não come e não bebe não se escandalise com seu irmão que come e bebe.Assim diz as escrituras é simples.

Márcio disse... [Responder comentário]

Os sacerdotes serviram bebida forte como oferta de sacrifício nos santos dos santos a Deus. Isto está lá em Números 28. As escrituras recomendam a moderação, porém aqueles que não conseguem beber com moderação devem se abster, simples. Agora alimentar ignorância de irmão é que não dá. Se a bebida fosse algo diabólico como dizem os pastores traumatizados devido ao fato de antes de se converterem aprontavam com a bebida, Deus não permitiria que os sacerdotes bebessem fora do templo e nem Ele exigiria que bebida forte como oferta. Tudo é equilíbrio, até mesmo no ensino e entendimento.

Julia disse... [Responder comentário]

@Márcioconcordo com o Marcio,é por isso que é melhor bebermos nosso vinho em nossa casa pra que não façamos os irmãos pecaren.

Anônimo disse... [Responder comentário]

gente!É só beber em casa que não vamos fazer ninguem pecar,claro que não se embriagando.Quem não consegue,é melhor que nem tome uma taça.A paz a todos.

Ebert disse... [Responder comentário]

Se lermos a passagem de I Cor 6, percebemos que devemos ser exemplos e falarmos "é só não me embriagar", esquecemos não somos autossuficientes e que o álcool causa dependência, dessa forma não podemos lidar como algo natural. Quantos tentam e não conseguem deixar o vício. A minha opinião é de que se isso é um risco que pode causar a minha ruína e da minha família, não posso dar legalidade.

Ebert disse... [Responder comentário]

Se lermos a passagem de I Cor 6, percebemos que devemos ser exemplos e falarmos "é só não me embriagar", esquecemos não somos autossuficientes e que o álcool causa dependência, dessa forma não podemos lidar como algo natural. Quantos tentam e não conseguem deixar o vício. A minha opinião é de que se isso é um risco que pode causar a minha ruína e da minha família, não posso dar legalidade.

Anônimo disse... [Responder comentário]

BOA tarde seguidores do RF,quanta loucura estou lendo sobre este TEMA,e estou mais convençido das palavras do SENHOR JESUS,que nos adverte que nos útimos DIAS a HUMANIDADE se comportaria como os HABITANTES de SODOMA e GOMORRA e nos DIAS de NOÈ,comian,BEBIAN e se davan em CASAMENTO até que NOÈ,entrou na ARCA de DEUS,assin será nos DIAS da VINDA do FILHO do HOMEN,[palavras do SENHOR]. MAS a biblia nos diz expressamente e categoricamente,que DEUS nos requer,OBEDIENCIA e FÈ na sua palavra,PORÈN DEUS,quer;CORPO,ALMA e ESPIRITO,e não só o [CORAÇÂO]. O corpo é templo do ESPIRITO SANTO,quem destrói o seu corpo com;BEBIDAS,drogas,prostituição e etc...],DEUS o DESTRUIRÀ no DIA de JUIZO FINAL.NO céu não entra VICIADOS,DEVAÇOS,idolatras e todos os que não pratica e crÊ na sua palavra... APOCALIPSE CAP:22 vers,12,14,15e16,AMÈM,AMÈM... ass;C.A.SP

Ricardo Almeida disse... [Responder comentário]

meu filho estava saindo de casa e voltando muito tarde, foi então que eu resolvi instalar o www.brunoespiao.com.br no celular dele. Descobri que ele estava bebendo e andando com má companhia depois de muita conversa consegui reverter a situação

Unknown disse... [Responder comentário]

Além das bebidas das mulheres temos também o carro (automóvel) ...este tem destruído mais que os dois supra citados,O automóvel a cada ano que passa tem matado mais pessoas que o álcool e a mulher, e a utilização do automóvel se assemelha ao uso da bebida alcoólica, se vc não usar com moderação, consciência e segurança, poderá ser perigoso para sua vida.

Postar um comentário

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.

Tecnologia do Blogger.

Receba as postagens por e-mail

O mundo tem sede de Deus

free counters

Seguidores

Google+ Followers

  ©Rocha ferida - Todos os direitos reservados.

"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha." Mateus 7:24
type='text/javascript'>