856
assinam
fãs
975
seguem




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Porque Jesus é chamado de “Leão da tribo de Judá”?

O que significa, e de onde provém, a expressão
“Leão da tribo de Judá”, atribuída a Jesus?






"E disse-me um dos anciãos: 
Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos” (Ap 5.5).





O emprego desse título, pelos membros da tribo da qual Jesus descendeu, era metafórico. A figura do leão decorava o emblema do estandarte que representava a tribo de Judá, tanto em viagens quanto em incursões militares.

Em todas as épocas (e também nos dias atuais), o leão representa a força e o poder que, nos tempos antigos, eram atribuídos, ou pelo menos desejados, pelas linhagens reais e guerreiras.

A esperança judaica, neste aspecto, não era diferente, porque o Messias que os judeus esperavam viria, segundo sua carnal compreensão, na pessoa de um grande guerreiro, de um grande monarca que, ao derrotar todos os inimigos de Israel, daria completa libertação ao povo.


O próprio Deus, pela palavra de seu profeta, assemelha-se a um leão, manifestando, dessa maneira, o tamanho do seu poder, para que o homem pudesse mensurar:

"Porque para Efraim serei como um leão e como um leãozinho, para a casa de Judá; eu, eu mesmo, os despedaçarei e ir-me-ei embora; arrebatá-los-ei, e não haverá quem os livre." (Oséias 5.14). 

Em Apocalipse 5.5, esta metáfora, agora em referência a Cristo, é novamente destacada, quando da ocasião em que o ancião descrevia a visão a João, na ilha de Patmos.




O texto apocalíptico surge como um fragmento correlato de Gênesis 49.9, empregado pelo autor inspirado, Moisés, para enumerar as características de cada uma das doze tribos de Israel. E, ao manifestar-se a respeito da tribo de Judá, diz tratar-se de um “leãozinho que subsiste da presa”; isto é, daquele cuja presença e ação os inimigos não podem escapar:

"Judá é leãozinho; da presa subiste, filho meu. Encurva-se e deita-se como leão e como leoa; quem o despertará?" (Gênesis 49:9)

Em apocalipse 5:1-5 o livro que João está vendo contém todo o relato daquilo que Deus tem reservado para o mundo. Os sete selos indicam a importância de seu conteúdo. Os selos estão localizados ao longo do pergaminho de forma que a medida que cada um deles é rompido, mais desse conteúdo poderá ser lido para revelar a próxima fase do plano de Deus para o fim do mundo. Somente Cristo é digno de romper os selos e abrir o livro. O Leão, isto é, Jesus, havia provado que era digno de abrir os selos e o livro, por ter vivido uma vida de perfeita obediência a Deus, por ter morrido na cruz como um manso cordeiro pelos pecados do mundo, porém imponente como um leão, ressuscitado para mostrar seu poder e autoridade sobre o mal e a morte. O Leão da tribo de Judá derrotou o pecado, a morte, o inferno e o próprio Satanás.Graças ao sacrifício de Jesus ganhamos a salvação do nosso Deus!


5 Comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Tem o refri leao de judá, será queé bom?
sua proposta é desbancar a coca cola, será que consegue?

Linkicha - Agregador de links disse... [Responder comentário]

Muito interessante


Linkicha - Agregando ótimos links: www.linkicha.com.br

Blog Cristão Jeová falso deus disse... [Responder comentário]

Eis que o Leão não é Jesus: http://jeovanaoeopai.blogspot.com.br/2012/05/o-leao-da-tribo-de-juda-e-o-diabo-so.html

jufernandes disse... [Responder comentário]

Gracas ao nosso Deus,que toda honra e toda gloria seja dadas a Ele.Feliz o homem que cre na palavra.Conheceis a palavra e ela vos libertara.amem!!!!!!

Postar um comentário

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.

Tecnologia do Blogger.

Receba as postagens por e-mail

O mundo tem sede de Deus

free counters

Seguidores

Google+ Followers

  ©Rocha ferida - Todos os direitos reservados.

"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha." Mateus 7:24
type='text/javascript'>