utilizadores online
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Maria teve outros filhos além de Jesus?

Está escrito nos Evangelhos: os "irmãos" de Jesus muitas vezes o encaravam com incredulidade ou chegavam mesmo a considerá-lo um louco. Mas Jesus tinha irmãos? Ele não foi o único filho de Maria? A versão oficial sustentada pela Igreja diz que o termo "irmãos" se refere, na verdade, aos primos de Jesus. Mas não é isso o que pensam alguns dos principais estudiosos modernos do Texto bíblico.


A polêmica tem raízes no século 4, quando São Jerônimo fez a principal tradução da Bíblia de seus idiomas originais - hebraico, aramaico e grego - para o latim. Aramaico era a língua falada entre Jesus Cristo e seus apóstolos. Como nela não existia uma palavra para "primos" (fato comprovado), Jerônimo teria optado pelo termo "irmãos".

Acontece que os livros do Novo Testamento não são traduções. Eles foram escritos diretamente em grego, sem essa fase de tradução. No grego, ao contrário do aramaico, sempre existiu a palavra para se referir a "irmãos". E é ela que aparece nesses textos, no lugar do termo "primos". Estaria aí, segundo alguns pesquisadores, uma prova de que Maria teve outros filhos além de Jesus. Há quem arrisque até o nome de pelo menos 4: Tiago, José, Judas e Simão.



Fonte: superinteressante

4 Comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse... [Responder comentário]

Eu não consigo entender o motivo de tanta dúvida quanto a isso. Jesus teve irmãos sim e isso é uma coisa normal. A palavra grega, se eu não me engano "adelfos", usada para se referir aos parentes de Jesus só pode ser traduzida como "filhos do mesmo pai e da mesma mãe".
Mas sabe, uma coisa que entendo menos ainda é os católicos acharem isso ruim. Sendo os filhos uma bênção de Deus, Maria ter mais filhos apenas provaria que ela era uma mulher ainda mais abençoada.
Moonwalker

Rocha Ferida disse... [Responder comentário]

Moonwalker

Para um católico é inaceitável imaginar que Maria tenha perdido a virgindade, pois acreditam que ela tenha permanecido virgem até ser "levada ao céu".

Evaristo Eugenio disse... [Responder comentário]

Os catolicos na realidade e isto atravez de seus lidferes querem a todo custo tirar a Deidade de Jesus e colocar em Maria, Muitos não entendem Porque, mais quem estuda e procura conhecer a verdade da palavra de Deus sabe muito bem a intenção.

Postar um comentário

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.

Tecnologia do Blogger.

Receba as postagens por e-mail

O mundo tem sede de Deus

free counters

Seguidores

Google+ Followers

  ©Rocha ferida - Todos os direitos reservados.

"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha." Mateus 7:24
type='text/javascript'>