utilizadores online
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Bíblia não diz que Moisés pecou por ferir a rocha, ou porque a feriu duas vezes

Qual terá sido o verdadeiro pecado de Moisés, o qual impediu-o de entrar na terra pro­metida? O que terá levado Deus a proibir seu profeta e libertador de gozar daquela conquista tão maravilhosa? Deve ter sido um ato bem maior do que o que normalmente se comenta a respeito. Va­mos analisá-lo?


O que mais se afirma é que Moisés teria ferido a rocha para dela tirar água, quando Deus apenas havia dito para ele FALAR à rocha. Há quem diga que o verdadeiro pecado de Moisés foi o de ferir a rocha DUAS VEZES, quando deveria tê-la ferido apenas uma.

Em Meribá, Deus diz para ele tomar a vara (Êxodo 17:5) e ferir a rocha (17:6). Em Refidim Deus manda novamente que ele tome a vara (Nú­meros 20:8) e fale à rocha (mesmo versículo). Moisés, então, levantou a sua mão e feriu a rocha DUAS VEZES (Números 20:11).

Deus chega a Moisés e Arão e afirma algo tremendamente duro. Fica até difícil de ser enten­dido o porquê. Veja o que ele diz:

- Porquanto não me crestes em mim, PARA ME SANTIFICAR diante dos filhos de Israel, por isso não metereis esta congregação na terra que lhes tenho dado (Números 20:12).

No livro de Deuteronômio (32:51), encon­tramos uma repetição do que Deus falara, desta vez com mais detalhes:

- Porquanto prevaricastes contra mim no meio dos filhos de Israel, nas águas da contenção em Cades, no deserto de Zim, pois ME NÃO SANTIFICASTES no meio dos filhos de Israel.

A primeira coisa que entendemos é que o problema maior foi o de NÃO SANTIFICAR A DEUS, o que significa deixar de dar-lhe glória por algum motivo.

Outra coisa que também entendemos é que na segunda vez Deus mandou Moisés TOMAR A VARA. Se não fosse para ferir a rocha pela segun­da vez, para que tomar a vara? Se fosse apenas para falar, não haveria qualquer necessidade de DEUS MESMO mandar Moisés tomar a vara.

Quanto a ter ferido uma ou duas vezes (e as duas vezes indicam provavelmente uma certa dose de ira), não vem tanto ao caso, porque Deus não se referiu a tal.

O problema, com já dissemos, foi mais profundo, algo mais sério. A Bíblia mostra sem sombras de dúvidas o que sucedeu. Antes de ver­mos diretamente o texto, vamos ver outra ênfase que se encontra em Salmos 106:32,33, falando a respeito do mesmo assunto:

"Indignaram-no também junto às águas da contenda, de sorte que sucedeu mal a Moisés, por causa deles, porque irritaram o seu espírito, de modo que FALOU IMPRUDENTEMENTE com seus lábios."

Vê como o caso foi relacionado com o FALAR IMPRUDENTEMENTE? Tem a ver com algo que Moisés falou que desagradou profundamente a Deus. Vamos, agora a Números 20:10, onde se reconhece facilmente o que aconteceu:

"E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura TIRAREMOS água desta rocha para vós?"

Vemos aqui uma expressão egoísta ("tiraremos"), uma dúvida ("porventura"), e uma ausência total da glória devida a Deus, o que deveria ser expressão tal como: "Ouvi agora, rebeldes, COM CERTEZA Deus tirará água desta rocha para vós!"

Esta imprudência no falar, deixando de dar glória a Deus, para lançar aquele feito sobre si mesmo e Arão, fez com que Moisés perdesse a bênção de penetrar com o povo na terra Prometida.





Paulo de Aragão Lins



"Vede, isto tão somente achei: que Deus fez ao homem reto, mas eles buscaram muitas invenções" (Eclesiastes 7:29).

40 Comentários:

Eduardo Viver disse... [Responder comentário]

Mto bom o estudo! Parabéns! Uma dúvida: Moisés foi salvo? Se sim, onde está isso na bíblia?

Rocha Ferida disse... [Responder comentário]

A bíblia diz que Moisés juntamente com Elias apareceram ao lado de Jesus. Isso jamais aconteceria se ele não tivesse sido salvo.

"Surgiram dois homens que começaram a conversar com Jesus. Eram Moisés e Elias."
Lucas 9:30

A fidelidade de Moisés e sua fé apontam para sua salvação

"Ele foi fiel àquele que o havia constituído, assim como Moisés foi fiel em toda a casa de Deus." Hebreus 3:2


o Senhor conheceu face a face, e que fez todos aqueles sinais e maravilhas que o Senhor o tinha enviado para fazer no Egito, contra o faraó, contra todos os seus servos e contra toda a sua terra. Pois ninguém jamais mostrou tamanho poder como Moisés nem executou os feitos temíveis que Moisés realizou aos olhos de todo o Israel.
Deuteronômio 34:10-12

Todos os relatos a respeito de Moisés deixam claro que ele foi um dos maiores servos de Deus de todos os tempos.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Acredito q no intimo,os planos de Deus para moises eram maiis excelentes do q entrar na terra e continuar na fadiga das guerras,pois ja era velho,acredito q o perdao d Deus ja o havia alcancado,perfeito se estudo,parabens!

Anônimo disse... [Responder comentário]

A falta de de, nos leva a perdermos as promessas de Deus, e expressão desta ausência de de se da pelas nossas palavras.

Alexandre . disse... [Responder comentário]

Gente Deus é maravilhoso , o mestre de todos os mestres !
Obrigado senhor por tudo

Anônimo disse... [Responder comentário]

Perfeita definição! Parabéns!

Jefferson disse... [Responder comentário]

Excelente interpretação...até então não havia me atentado para um detalhe tão rico e tão pertinente.

camila disse... [Responder comentário]

Parabéns, graças a esse post consegui concluir meu estudo!!!

Elaine Scazzuso disse... [Responder comentário]

Faça parte você também do novo Agregador BloGospel, exclusivo para quem quer divulgar seus conteúdos gospel e receber mais visitas no seu blog ou site.
É rápido e prático! Não precisa cadastrar.
Apenas seja nosso parceiro e envie seu link.
Maiores informações acesse: http://semeandojesuscristo.blogspot.com.br/

Marcio Leandro S Santos disse... [Responder comentário]

Amigos Escutem esse áudio sobre o assunto
http://novotempo.com/audios/quando-deus-disse-nao/

Hedir Barboza disse... [Responder comentário]

Concordo, os planos de Deus eram maiores para Moisés.

Eleuza Moreira disse... [Responder comentário]

A quem Deus deu a incumbência de entrar com o povo na terra prometida?

Eleuza Moreira disse... [Responder comentário]

O rei Ramsés era mesmo casado com Nefertari? E foi ela quem pediu ao rei, para perseguir o povo hebreu? E matasse Moisés? E quanto a esposa e filhos de Moisés? Ele seguiu para a terra prometida com toda a sua família?

Eleuza Moreira disse... [Responder comentário]

O rei Ramsés era mesmo casado com Nefertari? E foi ela quem pediu ao rei, para perseguir o povo hebreu? E matasse Moisés? E quanto a esposa e filhos de Moisés? Ele seguiu para a terra prometida com toda a sua família?

Eleuza Moreira disse... [Responder comentário]

Por que o povo passou 40 anos no deserto? Não poderiam ter chegado em muito menos tempo? Nesse caso, muitos que sonhavam com a terra prometida morreram no caminho não é verdade? Moisés já tinha 40 anos quando partiu do Egito!

Eleuza Moreira disse... [Responder comentário]

Por que o povo passou 40 anos no deserto? Não poderiam ter chegado em muito menos tempo? Nesse caso, muitos que sonhavam com a terra prometida morreram no caminho não é verdade? Moisés já tinha 40 anos quando partiu do Egito!

Evangelho Vivo disse... [Responder comentário]

Gostei muito do estudo, creio que Deus mandou Moisés levar o Cajado, pois este representava a autoridade de Deus na vida de Moisés.

Lorena de Freitas disse... [Responder comentário]

Texto maravilhoso, era isso mesmo que eu queria saber, tava com uma dúvida louca aqui, e esse texto finalmente me explicou pois estou lendo a Bíblia e cheguei na mesma conclusão de que não foi Moisés ter ferido a rocha ou ter feito duas vezes.
Perfeito o texto, muito obrigada ao estudioso que escreveu.

Lorena de Freitas disse... [Responder comentário]

Moisés tinha 83 anos se eu não me engano é não 40

Lorena de Freitas disse... [Responder comentário]

O povo passou 40 anos no deserto por castigo de Deus, pois os filhos de Israel diante das dificuldades estavam descrentes e com isso Deus os fez andar em círculos

Lorena de Freitas disse... [Responder comentário]

Ramsés II e Nefertari foram mesmo casados. Não há nada na Bíblia de que foi Nefertari quem alertou Hamsés de que os hebreus estavam fugindo e não somente servindo ao Senhor no deserto por três dias como Moisés falara e nem seu pedido pela cabeça dele consta.
Não está claro na Bíblia que Zipora, Gerson e Eliezer acompanharam Moisés até a Terra Prometida mas durante a peregrinação Jetro que era sogro de Moisés levou Zipora e os dois filhos para entregar a Moisés.

Lorena de Freitas disse... [Responder comentário]

http://br.blastingnews.com/tv-famosos/2015/10/por-bezerro-de-ouro-moises-e-castigado-por-deus-em-os-dez-mandamentos-00614859.html
LEIA ISO POR FAVOR, É DO SEU INTERESSE

TAYLOR MENDES disse... [Responder comentário]

O único que está junto de Jesus no céu ao lado do pai é o ladrão na cruz... E todos os demais esperaram o juizo final ... E todos já são salvos.

Jesus não morreu em vão.

Felipe Rinaldi disse... [Responder comentário]

Deus estava criando uma referência q apontasse para Jesus
Primeiro "ferir a rocha" ok ele fez isso
Segundo "falar a rocha", ele feriu a rocha de Novo e duas vezes
Toda bíblia aponta para Cristo
Moisés interferiu no plano
Pra mim foi esse o motivo
Tentando resumir aquu

David Silveira disse... [Responder comentário]

Na verdade um dos motivos dos quais Moisés não entrou na terra prometida foi pelo fato do povo idolatrar Moisés. Por tantas vezes o povo fora Livrado por Deus dos inimigos e também conseguiu alimento nos momentos de fome. Ao invés de aderirem ao poder de Deus esses feitos, a maioria deles aderiram a Moisés. Sem Moisés o povo ficava perdido mesmo, óbvio que pelo fato de Moisés ser o seu líder, porém a maioria deles tinham Moisés como um deus. Como disse anteriormente acredito que esse foi um dos motivos apenas, não o único motivo.

David Silveira disse... [Responder comentário]

Na verdade um dos motivos dos quais Moisés não entrou na terra prometida foi pelo fato do povo idolatrar Moisés. Por tantas vezes o povo fora Livrado por Deus dos inimigos e também conseguiu alimento nos momentos de fome. Ao invés de aderirem ao poder de Deus esses feitos, a maioria deles aderiram a Moisés. Sem Moisés o povo ficava perdido mesmo, óbvio que pelo fato de Moisés ser o seu líder, porém a maioria deles tinham Moisés como um deus. Como disse anteriormente acredito que esse foi um dos motivos apenas, não o único motivo.

Weigson Rocha disse... [Responder comentário]

Excelente explicação. Muito bom estudar e aprender a palavra de DEUS. Parabéns para todo os irmãos envolvidos nessa obra, DEUS abençoe vcs.

Cleber disse... [Responder comentário]

irmão, é o seguinte.
vc precisa analisar muito antes de escrever.
Deus falou para moises pegar o cajado, pq era sinal de autoridade sobre suas ovelhas, e falou apenas para ele falar a rocha, bom, antes de ele bater na rocha, ele esbravejou contra o povo, chamando-os de rebeldes e coisas que para época era como um insulto gravíssimo, a unica coisa que deveria falar era com a rocha e mais nada, e ele então bateu duas vezes, sinal q estava possuído por uma raiva incontrolável, e isso Deus não admite, unicamente por essa razão Deus o castigo.
é apenas uma questão de semântica.

Unknown disse... [Responder comentário]

Moises aparece ao lado de Elias Lucas 9:30

Laura Andrade disse... [Responder comentário]

Maravilhoso. Serviu para a dúvida de uma cristã. E até para mim também.

Laura Andrade disse... [Responder comentário]

Estou fazendo Seminário e tenho que fazer duas perguntas para 4 pessoas da igreja. 1) O que você pensa do Antigo Testamento
2) Quais maiores dúvidas sobre algunhs textos?

Laura Andrade disse... [Responder comentário]

Estou fazendo Seminário e tenho que fazer duas perguntas para 4 pessoas da igreja. 1) O que você pensa do Antigo Testamento
2) Quais maiores dúvidas sobre algunhs textos?

Laura Andrade disse... [Responder comentário]

Maravilhoso. Serviu para a dúvida de uma cristã. E até para mim também.

WANDERSON MACHADO disse... [Responder comentário]

MOISES QUANDO SAIU DO EGITO ELE TINHA 80 ANOS....
HA MOMENTOS NA VIDA Q TEMOS Q NOS CALAR....POIS A BIBLIA FALA..ENTRAR EM TEU QUARTO, TRANCA A PORTA, E FALA EM SECRETO C TEU DEUS..E TEU DEUS Q ESTA EM SECRETO RESPONDERA...
NO CASO DE MOISES, ELE DESOBEDECEU 2 VEZES..
1 DEUS MANDOU ELE FALA A ROCHA. .E ELE FOI FALAR C OS HEBREUS..
2 DEUS MANDA ELE FALA A ROCHA.. E ELE ..AO CONTRÁRIO, BATEU NA ROCHA 2 VEZES. ..ENTAO DEUS O PUNIU. .POIS ASSIM COMO NOSSO FILHO ERRA. E TEMOS Q PUNIR DE ALGUMA FORMA...ASSIM DEUS FEZ C MOISES...2 PARTE...MUITA GENTE IDOLATRAVA MOISES COMO SE FOSSE 1 DEUS....3 MOISES JA TINHA 123 ANOS....DEUS SABIA DAS CONDIÇOES DELE FISICA...POIS TENHO CERTEZA Q DEUS NAO TIRARIA A BÊNÇÃO DE MOISES. SIMPLESMENTE POR CAUSA DE UMA DESOBEDIÊNCIA. ..
POIS QUANTAS VEZEZ ERRAMOS..JA PENSOU QUANTAS VEZEZ DEUS TERIA Q NOS PUNIR. ..

WANDERSON MACHADO disse... [Responder comentário]

DE QUALQUER MANEIRA. ADMIRO MUITO MOISES..JOSE DO EGITO...A HISTORIA DELES E LINDAAAA

Postar um comentário

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.

Tecnologia do Blogger.

Receba as postagens por e-mail

O mundo tem sede de Deus

free counters

Seguidores

Google+ Followers

  ©Rocha ferida - Todos os direitos reservados.

"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha." Mateus 7:24
type='text/javascript'>