Versículos mal interpretados – (Romanos 8:37)

Nestas duas últimas décadas criaram-se muitas doutrinas ou idéias doutrinárias baseadas em textos bíblicos, porém isolados dos seus contextos. Isto não somente é perigoso, como é desones­to, porque cria, na mente de muitos, falsas idéias sobre Deus, sobre Sua providência, sobre a salvação, etc.

Por exemplo:
” … somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” (Romanos 8:37.)

Este versículo é, quase sempre, citado as­sim, ou apenas a frase:
“…somos mais do que ven­cedores…”
visto assim é algo bonito, triunfalista, dentro da filosofia do pensamento positivo ou di­nâmico, mas gera uma idéia diferente do que real­mente o apóstolo Paulo estava ensinando.
O versículo 37 inicia-se com uma conclu­são de algo anterior que o apóstolo estava dizendo:
“Mas em todas estas coisas somos mais do que ven­cedores, por aquele que nos amou.”
“Em todas estas coisas” é a chave do verdadeiro sentido que Paulo está dizendo. Que coisas?
Vamos ver o que diz o contexto:
“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à mor­te todo o dia; fomos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas, em todas estas coisas, somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” (Romanos 8:35-37.)
Em que, pois, somos mais do que vence­dores? Paulo está se referindo, aqui, a negócios? A bens? A heranças? A desenvolvimento empresarial? Não! Está se referindo a …
· Tribulação
· Angústia
· Perseguição
· Fome
· Nudez
· Perigo
· Espada
· Morte
Não é que está errado aplicar o mesmo prin­cípio aos demais quadrantes da vida. O que vem ao caso aqui é que no momento em que Paulo escre­veu esta epístola, estava se referindo aos problemas da vida missionária naquela época.
Paulo-de-Aragao-Lins

6 comments

  1. É! todos querem a honra que o Apostolo Paulo tem…
    mas, ninguém quer levar as chibatadas que ele sofreu por causa de seu ministério!!!!!

  2. Quantos querem ouvir isso?alguns dirão: “duro é esse discurso”, muitos só sentem cócegas nos ouvidos,gostam e querem ser enganados, pregue em igreja anfitriã, salvação,caminho árduo, porta estreita, eternidade, o evangelho simples e salvítico, garanto que muitos não gostarão e não lhe convidará mais; As vitórias,bençãos, curas, ect… são apenas elementos que se acrescentam à vida do crente fiel em vários momentos de sua caminhada, se confiar no Deus altíssimo, buscando primeiramente o seu Reino e sua Justiça.

  3. Baseados nesse conceito errôneo de interpretação.
    Criaram uma das mais anti-bilicas doutrinas no meio evangélico, a do arrebatamento…num momento num abrir e fechar de olhos! 1ª Cor 15,52,a.
    A que ato paulo se refere como sendo num abrir e fechar de olhos?
    “Eis aqui vos digo um mistérios; Na verdade , nem todos morreremos, mas todos seremos transformados. ” verso 51. O Apostolo explica aqui, que a transformação do corpo mortal para o imortal que se dará na volta de Yahshuah…será num abrir e fechar de olhos…e não a volta do mashyah.
    Aí criaram esse arrebatamento secreto sem nenhuma base biblica e deu no que deu!!!
    Hoje há milhares de pessoas mal informadas esperando tal acontecimento que nunca virá.

    Shalom em Yahshuah o único nome que salva!!!

  4. Glória a Deus, por esse comentário. Aliás, esse tal arrebatamento secreto tem sido danoso pros crentes, pois muitos acabam relaxando na vida cristã, achando que não sofrerão perseguições e lutas.
    Por se julgarem escolhidos, pensam que estão livres da grande tribulação que há de vir sobre a Terra, ou seja, com a salvação garantida!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *