utilizadores online
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Títulos errados na Bíblia

O título antes de Mateus 25:14 na Versão Revista e Corrigida é o seguinte: "O Sermão Con­tinua: A Parábola dos DEZ Talentos." Vamos con­tar? O homem deu CINCO talentos para um ser­vo, deu DOIS para outro e ao último deu apenas UM. Muito bem. Se fizermos um rápida soma, teremos que mudar imediatamente o título para ''A Parábola dos OITO Talentos". Exato! Porque 5+2+1=8.


Ah! Mas, pode ser que o titulista estivesse re­ferindo-se aos talentos depois de multiplicados. Va­mos ver: O que recebeu CINCO, granjeou mais CIN­CO, o que recebeu DOIS, batalhou e conseguiu mais DOIS, e o outro, o pusilânime, apenas escondeu o dinheiro, o qual não rendeu juros, nem correção mo­netária. Ficou, portanto, com apenas UM.

Fazendo-se novamente a soma, teremos que mudar o título para" A parábola dos quinze talen­tos, porque 5+5+2+2+1=15!

Na Edição Revista e Corrigida antes de Lucas 6: 17, está estampado este título: O SER­MÃO DA MONTANHA". Assim que o versículo começa, Jesus está DESCENDO com os discípu­los e "parou num LUGAR PLANO" (Lucas 6: 17).

Onde o titulista foi buscar essa montanha?

Além de estar descendo, ainda parou num lugar plano. Isto só pode ter sido falta de atenção, ou então o titulista deduziu que o evangelista esta­va citando o mesmo sermão do monte que Jesus havia pregado.

O famoso Sermão do Monte, pregado por ­Jesus, segundo está registrado nos Capítulos 5, 6 e 7 de Mateus, foi realmente pregado em um mon­te, pois lemos:

"Vendo Jesus as multidões, SUBIU A MONTE ... " (Mateus 5:1).

O outro sermão que foi pregado por Jesus relatado por Lucas, apesar de conter palavras bem parecidas e vários conceitos serem repetidos, foi pregado não em um monte, como o primeiro, mas em lugar bem diferente.

Na RA o título do Capítulo 25 de Jó é o seguinte: "DEUS NÃO OUVE OS AFLITOS PORQUE ES­TES NÃO TEM FÉ". Não está um pouco forte a gene­ralização? É verdade que muitos aflitos não têm fé, mas será que nenhum aflito têm fé?

É a própria Bíblia que nos manda ficar aflitos, para podermos receber as bênçãos de Deus. Tiago dá como mandamento o seguinte ''AFLI­GI-VOS, lamentai e chorai." (Tiago 4:9).

Também no Velho testamento o povo era concitado, de vez em quando, a afligir suas almas, para receber o perdão de Deus. (v. Levítico 16:29).

Na Versão Revista e Corrigida e na Revista e Atualizada temos o título do livro de Salomão como "Cantares de Salomão". No primeiro versículo, lemos o verdadeiro título: "Cânticos dos Cânticos". Somente a tradução brasileira tem o tí­tulo correto.

No título que encima o Capítulo 5 de Jui­zes, todas as traduções que consultei têm escrito assim: "O Cântico de Débora". Houve aqui um injustiça quanto aos direitos autorais, pois a música de louvor ao Senhor não é de Débora, apenas, mas foi feita de parceria com Baraque. Leia:

"E cantou Débora e Baraque, filho de Abinoão, naquele mesmo dia, dizendo .... " (Juizes 5:1).

O tradutor também cochilou na concordân­cia verbal. Uma tradução mais correta está na RA: "E CANTARAM Débora e Baraque ... " Ou é porque ele queria mesmo puxar a brasa para o lado de Débora?

No título que antecede Lucas 24:36 na Ver­são Revista e Corrigida (Bíblia de Estudo), lemos: ''Aparição de Jesus aos Doze".

Perguntamos: Onde foi que o titulista foi tomar emprestado o décimo segundo apóstolo, visto que Judas já tinha se suicidado? É claro que só havia mesmo ONZE e não doze! Matias só foi eleito depois da ascensão de Jesus e Paulo só foi chamado muito depois. Não existe qualquer motivo para o título errado, a não ser mesmo o cochilo.

Agora, algo que é realmente de pasmar. é que o apóstolo Paulo também por força do hábito, ao citar o texto em questão, parece não ter obser­vado bem o número dos apóstolos existentes, Ele citou assim:

"E apareceu a Cefas, e depois, AOS DOZE," (I Coríntios 15:5).

Só podemos pensar que "OS DOZE" era como uma espécie de instituição. Contudo, um evangelista mais cuidadoso, escreveu desta maneira:

"E OS ONZE discípulos partiram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha designa­do. E, quando o viram, o adoraram. mas alguns duvidaram." (Mateus 28:16,17).

Marcos corrobora tal afirmação. quando afirma:

"Finalmente apareceu AOS ONZE, estan­do eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração ..."­(Marcos 16: 14).

Será que Paulo não disse ONZE e algum copista dos manuscritos originais cochilou e escre­veu DOZE?

Nos evangelhos encontramos muitas vezes Jesus contando histórias da época para ilustrar al­guma verdade e encontramos, ao mesmo tempo, títulos afirmando que são PARÁBOLAS, quando são apenas histórias.



Paulo de Aragão Lins

7 Comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse... [Responder comentário]

Mais uma evidência de que a "bíblia" não é a palavra verdadeira de Deus.

Ou alguém agredita que a palavra Divina precisa de correções???

ADMIN disse... [Responder comentário]

@Anônimo

A bíblia original foi escrito por homens usados por Deus em hebraico e em grego. E no original não existiam esses títulos que foram acrescentados pelos tradutores para facilitar a leitura e localização de certas passagens bíblicas. O erro foi de quem traduziu, e não de quem escreveu originalmente.

Abraços fraternos!

foa oa disse... [Responder comentário]

como pode afirmar que judas se suicidou,sendo que com o dinheiro pago a ele ,por trair jesus ,judas comprou um terreno?Atos 1:17,18

Julio Cesar Rodrigues disse... [Responder comentário]

@foa oa Atos 1 : 18 diz assim: "Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniquidade; e , precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram." Percebeu? Ele comprou o terreno, sim, mas possivelmente havia um peral ou precipício, ou algum lugar alto do qual se atirou pois "todas as suas entranhas se derramaram"

Anônimo disse... [Responder comentário]

Meu querido, quando a bíblia foi originalmente escrita, ou seja, na sua forma original, escritos por homens, muitos deles não estudavam nas melhores escolas, más era inspirados por Deus, não tinha esses titulos.
Esses títulos foi apenas acrescentado para facilitar a nossa leitura e compreensão. Ok

Postar um comentário

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.

Tecnologia do Blogger.

Receba as postagens por e-mail

O mundo tem sede de Deus

free counters

Seguidores

Google+ Followers

  ©Rocha ferida - Todos os direitos reservados.

"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha." Mateus 7:24
type='text/javascript'>