O que significa a transfiguração de Jesus?

Uma noite Jesus sobe ao alto de uma montanha acompanhado por Pedro, Tiago e João. Jesus começa a orar e os discípulos caem no sono. Ao acordarem eles percebem que Jesus se transfigurou: seu rosto brilhava como o Sol e suas roupas ficaram brancas como a luz.

1º – Com quem Jesus estava conversando?
Jesus estava conversando com Moisés e com o profeta Elias. E porque eles?

  • Moisés ( a lei)

Segundo as escrituras hebraicas, a Lei foi dada por Deus através do profeta Moisés, tendo sido os Dez Mandamentos escritos em tábuas de pedra pelo próprio dedo de Deus no monte Sinai, a tábua dos dez mandamentos. Portanto Moisés aparece na transfiguração representando a Lei.

  • Elias (os profetas) 

Elias foi um dos mais destacados servos de Deus mencionados no Antigo Testamento. Ele testificou de Deus no meio da idolatria, enfrentando o rei de Israel, a rainha Jezabel, os 450 profetas de Baal e os 400 profetas do poste-ídolo (I Reis cap. 18); ele orou a Deus, e não choveu naquela terra por três anos e seis meses! Um super-homem? Não; “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos” (Tiago 5:17). Portanto Elias aparece na transfiguração representando os profetas.
Desta forma Moisés e Elias estavam ali representando as próprias escrituras ( alei e os profetas). Veja o que Jesus diz em (Mateus 7:12): “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.”
Naquele tempo as escrituras sagradas eram divididas em dois grupos de livros (rolos):
A lei = constituída pelos cinco livros do pentateuco atribuídos a Moisés.
Os profetas = constituído pelos demais livros proféticos
2º – Entre eles está Jesus.
Toda a lei e todos os profetas anunciaram a Cristo. Jesus é o tema central da Bíblia. Ele mesmo de­clara em Lucas 24.44 e João 5.39. (Ler também Atos 3.18; 10.43; Apocalipse 22.16). Se olharmos de perto, veremos que, em tipos, figuras, símbolos e profecias, Ele ocupa o lu­gar central das Escrituras, isto além da sua manifestação como está registrada em todo o Novo Testamento.
Em Gênesis, Jesus é o descendente da mulher (Gn 3.15).
Em Êxodo, é o Cordeiro Pascoal.
Em Levítico, é o Sacrifício Expiatório.
Em Números, é a Rocha Ferida.
Em Deuteronômio, é o Profeta.
Em Josué, é o Capitão dos Exércitos do Senhor.
Em Juizes, é o Libertador.
Em Rute, é o Parente Divino.
Em Reis e Crônicas, é o Rei Prometido.
Em Ester, é o Advogado.
Em Jó, é o nosso Redentor.
Nos Salmos, é o nosso socorro e alegria.
Em Provérbios, é a Sabedoria de Deus.
Em Cantares de Salomão, é o nosso Amado.
Em Eclesiastes, é o Alvo Verdadeiro.
Nos Profetas, é o Messias Prometido.
Nos Evangelhos, é o Salvador do Mundo.
Nos Atos, é o Cristo Ressurgido.
Nas Epístolas, é a Cabeça da Igreja.
No Apocalipse, é o Alfa e o ômega; é o Cristo que volta para reinar.
3º – Sobre o que estavam falando
O rosto e as vestes de Jesus tornam-se fulgurantes de luz, Moisés e Elias aparecem, e é importante notar que o evangelista destaca sobre o que eles falavam: “de sua partida que iria se consumar em Jerusalém” (Lc 9,31).
4º – O que Deus ensina a Pedro
Pedro, sem entender bem o que estava acontecendo, propõem para o Mestre construir abrigo para os três que conversavam. Porque ele agiu assim?
É interessante notar que em nenhum outro momento Pedro se dispôs a construir um abrigo para Jesus, mas desta vez impressionado se sentiu na obrigação de servir os ilustres “visitantes”. Claro que não ficaria bem abrigar os dois profetas e deixar seu Mestre sem abrigo, sendo assim se dispôs a servir os três.


E justamente neste momento a Trindade inteira se manifesta: o Pai, na voz; o Filho, no homem; o Espírito, na nuvem clara. E Jesus mostra sua glória divina. Mostra também que, para “entrar em sua glória” (Lc 24,26), deve passar pela Cruz em Jerusalém. Moisés e Elias haviam visto a glória de Deus sobre a Montanha; a Lei e os profetas tinham anunciado os sofrimentos do Messias. Fica claro que a Paixão de Jesus é sem dúvida a vontade do Pai: o Filho age como servo de Deus.
E esta passagem termina com Deus Pai deixando bem claro que, Jesus é seu filho amado e é a Ele que devemos ouvir.  “Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.” (Mateus 17:5)

Ou seja, toda honra, toda glória devem ser dadas a Jesus, não aos servos. E por mais que a lei e os profetas sejam importantes, é a Jesus que devemos ouvir pois somente Ele é o caminho, a verdade e a vida (João 14:6)

12 comments

  1. Excelente explicação. Além de nós, evangélicos, os espíritas, que não possuem capacitação teológica para uma correta exegese, deveriam ler este comentário, além de estudar corretamente a Palavra de Deus. Aliás, eles não crêem que a Bíblia seja e Palavra de Deus, e não aceitam o Antigo Testamento, que condena a consulta aos mortos.

  2. Qual a diferença entre Jesus e o Inri Cristo?
    Nenhuma!
    Inri Cristo à 2 mil anos seria tratado como Jesus.
    Jesus nos dias de hoje seria tratado como Inri Cristo.
    Fato!

  3. Você já viu o inri curando um cego, um paralítico, um mudo ou surdo?
    Já viu ele ressuscitando um morto?
    Já ouviu ele pregando com saberia inquestionável?
    já viu ele disposto a morrer no lugar do mais vil pecador?

    Não é, nem vai ver. Pois estas qualidades só podem ser encontradas em Jesus Cristo,
    o único caminho, a única verdade, o Senhor da vida!

  4. Pois é, eu não vi o Inri fazer isso, nem vc viu Jesus fazer isso. So está repetindo o que leu na Bíblia, aquele livro que é uma compilação de lendas ainda mais antigas grande parte delas provenientes do politeísmo sumérico.
    Se no tempo da sua avó já existiam muitas lendas, imagina a 2 mil anos!
    E Jesus com sua sabedoria inigualável como dito por vc, pq ao invés de ficar caminhando sobre as águas, não nos deixou um vasto conhecimento sobre medicina?
    Ah sim, a medicina, essa sim funciona! E o piór é que depois dela fazer tudo sozinha, tem fulanos atribuindo a cura a um ser mitológico chamado de Deus! O único e verdadeiro.
    Tem muita gente precisando passar um Gimo Cupim nessa cara-de-pau!

  5. Pq apagou meu comentario seu pastor? além do meu o do outro crente também.
    ficou envergonhado com as asneiras de uma de sua ovelhinhas do rebanho?
    as asneiras que ele disse nao sao maiores nem menores do que as que vc e a biblia dizem.
    Todos vcs sào hipocritas 100% pq duvido que seguem todos os ensinamentos.
    Vamos todos para o inferno. te encontro lá!

  6. Não há nenhum pastor na administração do blog. Também não estamos aqui para julgar opiniões. Posso te garantir que nenhum comentário será excluído desde que não contenha ofensas. Acreditando ou não em Deus, espero que tanto crentes como ateus respeitem uns aos outros.

  7. que DEUS abençoe todos que gosta das criticas pois faltam entendimento é a sabedoria de DEUS pois o mundo nunca vai entender as coisas espiritual

  8. Biblia,diz em 2corintios4.4 que nos quais o deus deste seculo cegou os entendimentos dos incredulos,para que nao lhes resplandeça a luz do evangelho da gloria de Cristo,que e a imagemde DEUS.entao meu amado leia capitulo 4 de 2 corintios. bozo quando vc passa por um perigo primeiro nome que vc chama e DEUS, que a palavra de DEUS te alcance como vc nao acredita em DEUS,fl que vai pro inferno. JESUS TE AMA.

  9. se jesus fosse um ser mitologico nesse mais de 2000 anos ja teria caido no esquecimento de grande maioria mas como e um ser vivo e poderoso acrença nele so almenta de decada em decada de seculo em seculo devido a manifetaçao de sua existencia e de seu poder na vida de muitos e ele antes de subir ao ceu de onde um dia voltara disse que as portas do inferno nao prevaleceria contra sua igreja quanto mais a atacam mais cresce

  10. Pobre e miserável bozo, o inferno está reservado para satanás e seus seguidores, você é um zé ninguém pois não sabe de onde veio e nem para onde vai. O inferno é para quem ta perdido e você parece fazer parte desses.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *