856
assinam
fãs
975
seguem




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A bíblia não diz que houve VENTO ou FOGO no dia de pentecostes

Apesar do Capítulo 2 de Atos dos Apósto­los ser um dos mais conhecidos de toda a Bíblia, seria interessante analisarmos alguns fatos a ele rela­cionados que poderão torná-lo ainda mais notório.




             É comum afirmar-se que os quase 120 dis­cípulos estavam reunidos em um cenáculo. Veja­mos se isto é exatamente correto: Em Atos 1:12-­24, Lucas afirma que os apóstolos voltaram do monte chamado das Oliveiras para Jerusalém e, "entrando, subiram ao cenáculo", onde reuniram-se os 11 apóstolos com as mulheres e a mãe e irmãos de Je­sus. Esta reunião, na qual oravam em torno de 20 pes­soas, foi feita realmente em um cenáculo de Jerusalém.

             A narração continua dizendo que, Naqueles dias, Pedro levantou-se no meio da multidão de pessoas que era composta de quase 120. Será que estes quase 120 ainda estavam reuni­dos no mesmo cenáculo? O cenáculo era a peça da casa onde se comia a ceia ou jantar. Esta multidão estava, por acaso, no cenáculo, ou em outro local da casa no momento?

             Outra coisa: quando os discípulos começa­ram a falar em línguas e uma grande multidão das várias nações que estavam em Jerusalém ficou atô­nita com o fenômeno, eles todos, incluindo os quase 3.000 que se converteram, ainda estavam em uma sala de jantar de uma casa?

             Quando Atos 2:1 diz que: "Estavam todos reunidos no mesmo lugar", significa ape­nas que estavam juntos. Não quer dizer que esta­vam no mesmo lugar onde estivera antes aquele grupo de em torno de 20 pessoas. Sem qualquer dúvida, tinham que estar em um lugar maior para comportar a grande multidão de quase 3.000 que se converteram, mais um grande número dos que não se converteram.

             Eles estavam numa casa (2:2), a qual devia ser um lugar mais espaçoso, sem dúvida. E, dali, após a descida do Espírito Santo, devem ter saído à rua, falando em línguas que, naquela ocasião, não foram línguas estranhas, e sim, todos, apesar de galileus (2:7), estavam falando nos diversos idio­mas representados, "as grandezas de Deus:' (2: 11).

             Apesar de o Espírito Santo ser comparado, por inferência, com o vento (v. Ez. 37:9 e Jo. 3:8), no dia de Pentecostes não houve vento. Veja, você mesmo, o que diz a Bíblia:

             "E, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuo­so, e encheu toda a casa em que estavam assenta­dos." (2:2). Vê? O que encheu a casa foi o som, não algum vento. Aquilo foi apenas uma comparação. Comparação semelhante encontramos em Apocalipse 14:2 e em várias outras passagens: "E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas... "



              Deus é também chamado de fogo consumidor (Hebreus 12:29), porém, para sermos literais, temos que entender que as línguas reparti­das que pousaram sobre cada discípulo no dia de Pentecostes, eram como que de fogo (2:3). Isto quer dizer que eram parecidas aos olhos humanos com o fogo provocado pela combustão de algum material inflamável, mas eram algo di­verso, transcendental, divino.



Paulo de Aragão Lins

2 Comentários:

Ivonil servo de Yahshuah disse... [Responder comentário]

Apenas acrescentar ao comentário do Paulo (que por sinal foi ótimo!) alguns pontos fundamentais do fato...A morte do mashiach ocorreu no 4º dia da shavuat=semana dia 14 de Abib do ano 33...vêspera da pssach=pascoa judaica...a festa de shavuot=pentescostes acontecia no 50º dia depois da pessach=pascoa que era no dia 15 de Abib o 1º mês do ano lunar judaico;Essa festa de shavuot se dava no dia 5 do 3º mês dos judeus...Lev, 23,15,16...E esse dia da festa em que houve o derramar do Ruach hakodesch foi um 5º da semana! Exatamente 7 dias após a ascensão de yahshuah hamashiach ao Pai.
Vejamos...yahshuah foi morto no dia 14 a tarde...ficou 3 dias na sepultura;mat,12,40.
e ainda 40 dias na terra após a sua ressurreição para depois subir ao shamaym=ceus.At, 1,3...contados os 3 dias sepultado, mais os 40 entre os discípulos são 47 dias. Sendo que a festa de shavuaot era 50 dias depois da pessach...fica demonstrado que esse dia foi exatamente 7 dias após a ascensão do mashayah=ungido de Yahweh..
shalom em Yahhsuah o unico nome que salva!!!

Postar um comentário

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.

Tecnologia do Blogger.

Receba as postagens por e-mail

O mundo tem sede de Deus

free counters

Seguidores

Google+ Followers

  ©Rocha ferida - Todos os direitos reservados.

"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha." Mateus 7:24
type='text/javascript'>