Se os demônios crêem em Deus, então por que eles não são salvos?

De acordo com a Bíblia, tudo o que se precisa para alcançar a salvação é crer “no Senhor Jesus Cristo” (At 16:31), “pois ele veio para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3:16). Paulo diz que a salvação vem “ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio” (Rm 4:5). Sendo assim, por que então o os demônios não são salvos, já que a Bíblia admite que “até os demônios crêem” (Tg 2:19)?


Tiago 2:19 Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem.
Interpretação 

Os demônios não são salvos porque eles não exercem a fé salvadora. Esse é precisamente o argumento de Tiago, a saber, que não é qualquer tipo de fé que salva uma pessoa. Somente o tipo de fé que produz boas obras pode salvar (Tg 2:17). Conquanto sejamos salvos só pela fé, a fé que salva não pode permanecer só. Ela está sempre acompanhada de boas obras. Não somos salvos pelas obras (Ef 2:8-9), mas somos salvos para as boas obras (Ef 2:10).
A diferença entre a fé que salva e a fé não-salvadora é que a primeira é apenas a crença de que Deus existe. A segunda é a fé em Deus. Nenhuma pessoa é salva por crer que Deus existe, que Cristo morreu pelos pecados que ela tenha praticado e que ressuscitou. A pessoa tem de crer r ele (i.e., confiar nele). De igual forma, ninguém pode ir até o último andar de um edifício pelo elevador se simplesmente crer que o elevador p ode levá-lo até lá. Tem-se de crer «o elevador (ou seja, confiar nele) a ponto de entrar dentro dele e deixar-se levar por ele até chegar lá.
Os demônios não crêem em Deus (não confiam em Deus) para sua salvação; eles simplesmente crêem que Deus existe, mas continuam em sua rebelião contra ele (Jd 6; Ap 12:4).

Do livro:
MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia
Norman Geisler – Thomas Howe
Existe inclusive um velho costume de muitos pregadores de dizer: “crente até os demônios são, mas eles não obedecem.” Como se essa fosse a grande diferença entre o cristão e o demônio. Mas essa afirmação é um equívoco, pois as escrituras nos provam que os demônios obedecem sim:
  • Pois ide, ordenou-lhes Jesus. E eles, saindo, passaram para os porcos; e eis que toda a manada se precipitou, despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, e nas águas pereceram. Mateus 8:32 
  • Disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR. Jó 1:12 


  • Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram. Mateus 4:10-11


  •  Mas Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te e sai deste homem. O demônio, depois de o ter lançado por terra no meio de todos, saiu dele sem lhe fazer mal. Lucas 4:35
Ao meu ver a grande diferença entre os cristãos e os demônios é que:
os cristãos são instruídos por Cristo a amar a Deus e amar ao próximo, 
enquanto os demônios só fazem odiar tanto a Deus quanto ao próximo.

7 comments

  1. Nunca foi provado que exista demônio.A maior parte das pessoas,mesmo as que vivem com a bíblia na mão,não possuem uma fé salvadora.Essas pessoas seriam pretensos demônios?Como acreditar num livro(a bíblia)que se contradiz,ultra arcaico,escrito(?) por um povo semi bárbaro,no qual seu forte não era a escrita.Além de que esse livro foi manipulado à exaustão pela igreja católica e que,hoje,os ditos evangélicos se aferram tanto,tendo herdado a intolerância,a hipocrisia e o conceito errôneo de uma salvação egoísta e exclusiva.Quanto vcs estão longe de Jesus!A palavra chave do pensamento de Jesus prá vcs não existe:caridade.Mas,é bem melhor enrolar o fiel ignorante com uma citação embolorada do velho testamento,dita por um profeta que,nem se sabe3 se existiu.

  2. muito interessante acho que esses demonios vivem entre nós fazendo discordias entre pessoas mas passando por bons samaritanos para nao serem percebidos tem que observar esses tipos de ser com mais atenção para nao passar despercebido e assim conseguir algo que possa nos prejudicar só pesso que o senhor jesus cristo nos proteja contra esses mal feitores…..

  3. “Vc crê que “Deus e´um”? Que vantangem hà nisso?
    Os demonios creem nisso tambem… Ya,akov=Tiago 2,19.BJC.
    Resumo da ópera, os demonios acreditam que deus é unico.
    Os cristãos creem que ele é três-uma trindade”
    um a zero para os demonios sobre os cristão!
    Depois vão querer dizer que eu sou pregador de heresias!!!!!!!
    shalom em Yahshuah o unico nome que salva!!!

  4. Toda essa versatilidade de ponto de vista, é o que desvirtuará(ou já desvirtua)o homem de um caminho correto, como já dizia escrituras feita a mais de um milenio atrás (sabem de qual estou falando)…. Fato que por sua vez, reforça a ideia comprobatória cuja ideia é:”Está tudo explecito na sua frente, não acham que é coincidencia demais? apenas não crê quem preferir se enganar”.

  5. Obrigado pelo texto edificou ainda mais o meu caráter !!!!

    Eu achando que estava ajudando muito quase como que passando uma cola na prova (sendo ao meu ver uma trapaça achando que teriam q merecer saber da existência), mas então percebo que mesmo passando de ano muita pessoas “pseudo-intelectuais” não se darão bem no próximo ano, como o dronido.

  6. Não entendo se este comentador tem alma ou não.
    Mesmo não crendo em Jesus, mas sente dentro de si um vaziu que o pazer do mundo não satisfas os desejos da sua alma.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *