Porque Jesus dobrou o lenço?

“E que o lenço, que estivera sobre a cabeça de Jesus, não estava com os panos, mas enrolado num lugar à parte.”(João 20:7)Porque Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? Você já deteve sua atenção a esse detalhe?João 20:7 nos conta que aquele lenço que foi colocado sobre a face de Jesus não foi apenas deixado de lado como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos contar que o lenço fora dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. Bem cedo pela manhã de domingo, Maria Madalena veio à tumba e descobriu que a pedra havia sido removida da entrada. Ela correu e encontrou Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus tanto amara, disse ela, “Eles tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde eles o levaram..”Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver. O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá primeiro chegou.

Ele parou e observou os lençóis lá, mas ele não entrou. Então Simão Pedro chegou e entrou. Ele também notou os lençóis ali deixados, enquanto o lenço que cobrira a face de Jesus estava dobrado e colocado em um lado.

Isto é importante? Isto é significante? Uma das interpretações que circula na internet, fala a respeito de uma suposta tradição hebraica daquela época. O lenço dobrado teria haver com o Amo e o Servo, e todo menino Judeu conhecia a tradição.Quando o Servo colocava a mesa de jantar para o seu Amo ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu Amo queria.
A mesa era colocada perfeitamente e o Servo esperaria fora da visão do Amo até que o mesmo terminasse a refeição. O Servo não se atreveria nunca tocar a mesa antes que o Amo tivesse terminado a refeição. Se o Amo tivesse terminado a refeição, ele se levantaria, limparia seus dedos, sua boca e limparia sua barba e embolaria seu lenço e o jogaria sobre a mesa.
Naquele tempo o lenço embolado queria dizer: “Eu terminei”. Eu não sabia a respeito….Se o Amo se levantasse, e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o Servo não ousaria em tocar a mesa porque o lenço dobrado queria dizer: “Eu voltarei!”
____________________________
Segundo a Profª Aila, do fórum CATES (Ensinando de Sião) a história do LENÇO DOBRADO é pura ficção e não há nada na cultura judaica sobre tal história de guardanapo embolado ou dobrado.
O verbo grego “entulísso” pode significar torcer, enrolar ou entrelaçar.
“Erramos por não conhecer as escrituras e os costumes judaicos”, disse ela, que também sugeriu a leitura do livro: Instituições de Israel no Antigo Testamento – Autor: Roland de Vaux – Editora Vida Nova –
E você como interpreta esta passagem do evangelho?

20 comments

  1. Parabéns pastor, realmente não exite nada: nem na tradição, nem nos costumes, nem mesmo em uma tribo local, Jésus não precisava deixar um sinal, pois Ele mesmo disse nas suas palavras, cito uma, voltarei e voe levarei para mim mesmo. Isso é uma bobagem pra arrancar glória de crente.

  2. D’us habita em mim! Devo buscar salvação na alma que D’us fundiu em meu ser quando me deu a vida. Se eu buscasse ajuda externa de um homem que foi sacrificado ao rito pagão para o deus Baco, eu estaria rejeitando a centelha divina que habita em mim!

  3. Seria melhor pensar em disser coisas contrutivas, do que falar asneiras sem pensar! Tenho pena da alma de alguem aqui!!!!!!!!!!!!!!!!!! (Jesus existe meu caro!!!!!

  4. SEMPRE PERFEITO EM TUDO, JESUS ESTA VOLTANDO, VIMOS EM TODAS AS COISAS(MATEUS cap 24)…PESSOAL, CRENDO OU NÃO, VAI ACONTECER, SE VC NÃO CRER,VC ESTA NO SEU DIREITO, MAS,VEJA BEM :O QUE A CIENCIA,TECNOLOGIA…ESTÃO DESCOBRINDO AGORA JA ESTA ESCRITO NA BIBLIA A MAIS DE 4 MIL ANOS.ENTÃO LEIA UM POUCO E VEJA “TOMÉ”..DEUS NOS ABENÇOE.

  5. Achei interessante masi o final ficou muito vago. Gostaria de saber mais e, principalmente o ponto de vista do autor(es) do site. O assunto deixou duvidas e aprofessora consultada pouco esclareceu a respeito; pois sabemos que Jesus se expressava muito bem por sinais.

    Kleber

  6. Quando o autor do evangelho dedica um versículo inteiro para descrever algo detalhadamente, acredito que seja algo importante e com um profundo significado, e vale apenas ser meditado.
    No meu ponto de vista, a explicação acima faz sentido. Porém não temos base bíblica para afirmar que essa suposta tradição à mesa seja verdadeira. Gostaria de ouvir a opinião de um judeu tradicional a respeito.

  7. Com o lenço dobrado ou não ,Se havia uma tradição um costume judaico ou não ,Ô texto está dizendo que os lençóis estavam jogados em um canto mas o lenço dobrado em um lugar aparte .Contudo creio que ele não terminou Pois paulo disse que aquele que em vós começou a boa obra de terminar e aperfeiçoar. E com certeza Sabemos que o sacrifício no Calvário foi completo na sua plenitude mas Falta agora o arrebatamento de sua maravilhosa igreja para concretização

    de tudo

    1. Eu entendo aqui na minha pequinês, jeusus cabeça, corpo lençol da cabeça dobrado, quer dizer jeususus cabeça, ele é organizado lençol chão fala corpo, corpo EA igreja aí mistério EtA.

  8. Creio que como era de costume o lenço dobrado queria dizer que voltaria. Talvez ele tivesse querendo dizer que ele voltaria.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *