utilizadores online
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Porque Jesus dobrou o lenço?

“E que o lenço, que estivera sobre a cabeça de Jesus, não estava com os panos, mas enrolado num lugar à parte."(João 20:7)Porque Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? Você já deteve sua atenção a esse detalhe?




João 20:7 nos conta que aquele lenço que foi colocado sobre a face de Jesus não foi apenas deixado de lado como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos contar que o lenço fora dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. Bem cedo pela manhã de domingo, Maria Madalena veio à tumba e descobriu que a pedra havia sido removida da entrada. Ela correu e encontrou Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus tanto amara, disse ela, "Eles tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde eles o levaram.."Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver. O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá primeiro chegou.
          
 Ele parou e observou os lençóis lá, mas ele não entrou. Então Simão Pedro chegou e entrou. Ele também notou os lençóis ali deixados, enquanto o lenço que cobrira a face de Jesus estava dobrado e colocado em um lado.

Isto é importante? Isto é significante? Uma das interpretações que circula na internet, fala a respeito de uma suposta tradição hebraica daquela época. O lenço dobrado teria haver com o Amo e o Servo, e todo menino Judeu conhecia a tradição.Quando o Servo colocava a mesa de jantar para o seu Amo ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu Amo queria.

A mesa era colocada perfeitamente e o Servo esperaria fora da visão do Amo até que o mesmo terminasse a refeição. O Servo não se atreveria nunca tocar a mesa antes que o Amo tivesse terminado a refeição. Se o Amo tivesse terminado a refeição, ele se levantaria, limparia seus dedos, sua boca e limparia sua barba e embolaria seu lenço e o jogaria sobre a mesa.

 Naquele tempo o lenço embolado queria dizer: "Eu terminei". Eu não sabia a respeito....Se o Amo se levantasse, e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o Servo não ousaria em tocar a mesa porque o lenço dobrado queria dizer: "Eu voltarei!"

____________________________


Segundo a Profª Aila, do fórum CATES (Ensinando de Sião) a história do LENÇO DOBRADO é pura ficção e não há nada na cultura judaica sobre tal história de guardanapo embolado ou dobrado.
O verbo grego "entulísso" pode significar torcer, enrolar ou entrelaçar.
"Erramos por não conhecer as escrituras e os costumes judaicos", disse ela, que também sugeriu a leitura do livro: Instituições de Israel no Antigo Testamento - Autor: Roland de Vaux - Editora Vida Nova -


E você como interpreta esta passagem do evangelho?



17 Comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Eu já estou aqui....
Mas ninguém acredita em mim....

Anônimo disse... [Responder comentário]

Eu acredito sim... muito lindo isso.
ah, e seu post também esta de parabéns..
bjão..

Anônimo disse... [Responder comentário]

Esse lenço não é o que teve gravado o rosto de Crito?

Anônimo disse... [Responder comentário]

só sei que quando ele voltar vai rolar um esporro sinistro,daqueles que nem seu professor ou seus pais conseguem superar

Anônimo disse... [Responder comentário]

D'us habita em mim! Devo buscar salvação na alma que D'us fundiu em meu ser quando me deu a vida. Se eu buscasse ajuda externa de um homem que foi sacrificado ao rito pagão para o deus Baco, eu estaria rejeitando a centelha divina que habita em mim!

Quem quiser conhecer a verdade que salve a si mesmo! www.judeus.org

Anônimo disse... [Responder comentário]

Seria melhor pensar em disser coisas contrutivas, do que falar asneiras sem pensar! Tenho pena da alma de alguem aqui!!!!!!!!!!!!!!!!!! (Jesus existe meu caro!!!!!

Pb Jardel disse... [Responder comentário]

SEMPRE PERFEITO EM TUDO, JESUS ESTA VOLTANDO, VIMOS EM TODAS AS COISAS(MATEUS cap 24)...PESSOAL, CRENDO OU NÃO, VAI ACONTECER, SE VC NÃO CRER,VC ESTA NO SEU DIREITO, MAS,VEJA BEM :O QUE A CIENCIA,TECNOLOGIA...ESTÃO DESCOBRINDO AGORA JA ESTA ESCRITO NA BIBLIA A MAIS DE 4 MIL ANOS.ENTÃO LEIA UM POUCO E VEJA "TOMÉ"..DEUS NOS ABENÇOE.

KLeber disse... [Responder comentário]

Achei interessante masi o final ficou muito vago. Gostaria de saber mais e, principalmente o ponto de vista do autor(es) do site. O assunto deixou duvidas e aprofessora consultada pouco esclareceu a respeito; pois sabemos que Jesus se expressava muito bem por sinais.

Kleber

Rocha Ferida disse... [Responder comentário]

@KLeber
Quando o autor do evangelho dedica um versículo inteiro para descrever algo detalhadamente, acredito que seja algo importante e com um profundo significado, e vale apenas ser meditado.
No meu ponto de vista, a explicação acima faz sentido. Porém não temos base bíblica para afirmar que essa suposta tradição à mesa seja verdadeira. Gostaria de ouvir a opinião de um judeu tradicional a respeito.

William Joseph Watterson disse... [Responder comentário]

Acabo de publicar um pequeno texto sobre este assunto, e citei o seu texto nele: http://colhendonoscamposdeboaz.blogspot.com.br/2013/09/fatos-e-mitos-sobre-o-lenco-dobrado-no.html

Abraços, Bill

Pr. Isael gomes disse... [Responder comentário]

Com o lenço dobrado ou não ,Se havia uma tradição um costume judaico ou não ,Ô texto está dizendo que os lençóis estavam jogados em um canto mas o lenço dobrado em um lugar aparte .Contudo creio que ele não terminou Pois paulo disse que aquele que em vós começou a boa obra de terminar e aperfeiçoar. E com certeza Sabemos que o sacrifício no Calvário foi completo na sua plenitude mas Falta agora o arrebatamento de sua maravilhosa igreja para concretização

de tudo

Pr. Isael gomes disse... [Responder comentário]

Com o lenço dobrado ou não ,Se havia uma tradição um costume judaico ou não ,Ô texto está dizendo que os lençóis estavam jogados em um canto mas o lenço dobrado em um lugar aparte .Contudo creio que ele não terminou Pois paulo disse que aquele que em vós começou a boa obra de terminar e aperfeiçoar. E com certeza Sabemos que o sacrifício no Calvário foi completo na sua plenitude mas Falta agora o arrebatamento de sua maravilhosa igreja para concretização

de tudo

Alexandre Baltar disse... [Responder comentário]

O lenço dobrado era uma mensagem q só Pedro e Jesus entendia,Pedro quando viu logo acreditou q Jesus havia ressuscitado

Jeremias Chamo disse... [Responder comentário]

Prometo investigar, porem o facto é curioso.

BRUNO SALOMÃO DOS SANTOS disse... [Responder comentário]

Já estive em Israel duas vezes em um seminário, em dos dias fomos jantar e avistamos uma mesa bem arrumada e diferente das demais no restaurante do hotel, e fomos sentar nesta mesa, o garçom Judeu disse no brasil, no pode, a mesa já tem gente para sentar olhe o "lenço dobrado" e nosso grupo sem entender e ouve por parte do nosso grupo que se sentiu rejeitado ai nosso seminarista chegou e disse: ele quis dizer que a mesa tem gente separa e preparada e o lenço ta dobrado, foi ai que nos explicou a cerca da cultura judaica, não só esta cultura ai que estar o debate a cima mas outros costumes. Ai nos levaram a outra mesa que os guardanapos ou estava jogado e disseram essa sim pode, ai limparam a mesa e nos servimos. Eu acredito sim nesta cultura, João e pedro não so ia ver e ficar calados mas a bíblia diz que eles viram e creram, Jesus sempre deixou seus sinais e vamos entender que atras das escrituras sagradas existem cultura.
Posso da um exemplo a biblia diz que João batista comia mel silvestre e gafanhoto, sera o que joão batista comia mesmo e o mel de abelha e gafanhoto que conhecemos a biblia esta certíssima mas vai la na cultura deles que vamos ver que tipo de mel e e gafanhoto e.
Vamos estudar as escrituras e vamos rever as culturas daquela época, vejo alguns estudos em sites que o homem quer implantar a sua visão, não e assim, vamos a raiz de tudo pra depois expressar.

Unknown disse... [Responder comentário]

Bem explicado, também creio que Jesus sempre estava ensinando algo e ELE usava os costumes judaicos para ensinar. Creio que voltará e em breve !!

Postar um comentário

Deixe registrado sua opinião. Mas evite palavrões e ofensas, assim seu comentário não correrá o risco de ser moderado.

Tecnologia do Blogger.

Receba as postagens por e-mail

O mundo tem sede de Deus

free counters

Seguidores

Google+ Followers

  ©Rocha ferida - Todos os direitos reservados.

"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha." Mateus 7:24
type='text/javascript'>